domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ariano Suassuna!

(clique para ampliar)
Este é o monumento A Pedra do Reino, em referência à obra O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, do escritor paraibano Ariano Suassuna. Essa foto foi tirada pela minha vó, em uma breve passagem por João Pessoa. Sou uma grande fã de Suassuna, apesar de só ter lido duas de suas obras: O Santo e a Porca e Auto da Compadecida.

Sobre a escultura:

- Feita pelo escultor Miguel dos Santos.
- Mede cerca de oito metros, e é feita de concreto, aço e cerâmica.
- Topo: dois rostos: um voltado para o mar, que representa João Suassuna, pai de Ariano, e ex-presidente da Paraíba (governador), e o outro, voltado para o sertão, retrata o próprio Ariano Suassuna.
- Ao longo do monumento, estão representadas as quatro raças: negro, índio, português e mestiço.
- Arco com estrelas: a coroa do Sertão (feita de aço, considerado a prata do sertão).
- A base do totem: quatro cavalos, representando as estações do ano, e quatro onças aladas, com pinturas de animais em extinção em suas asas.
- As laterais da base: revestimento cerâmico, com pintura em xilogravura. Entre as junções das cerâmicas, 500 pontas de aço, como se fossem os espinhos (acúleos) de uma rosa.
- Os cactos: plantas do sertão, contornam a obra (reparem, eles estão cheios de botões! E algumas flores já abriram)

fonte:http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=12048

Para descontrair, um vídeo (acho que muitos já viram, mas eu acho demais!)

4 comentários:

  1. os comentários estão sumindo de uma maneira misteriosa...medo.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que ninguém comentou Bruna
    HAIUHAIUOHAIU
    mentira, eu comentei

    mudelus atomicus

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Bruna! Adorei os detalhes sobre o monumento. Acho que você deveria postar mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nina! Que bom ver você por aqui!
    Obrigada pelo elogio! Vou postar mais sim! :)

    ResponderExcluir